Templates da Lua

Créditos

Templates da Lua - templates para blogs
Essa página é hospedada no Blogger. A sua não é?

sexta-feira, 2 de maio de 2008

O que nos faz cultos?

Cultura

Hoje em dia, com tantos meios de comunicação, é difícil acreditar que certas partes da sociedade não possuem acesso a informações, culturais ou não. Existem mais pessoas não cultas, do que pessoas que possuem cultura elevada, capacitados para vestibulares, concursos públicos e vagas de empregos. Mas o que é Cultura? Cultura são manifestações humanas que contrastam com a natureza ou comportamento natural.

Nas sociedades civilizadas, é comum a prática de aquisição de conhecimentos e hábitos de vidas reconhecidas como melhores, superiores, ou descrito também como "alta cultura". Dentro de um contexto filosófico, cultura é um conjunto de respostas que servem para satisfazer suas necessidades e desejos, ou seja, informação. A Cultura se desenvolve com a evolução do homem. O Homem não só adapta a cultura que receberam de seus antepassados, como ele também as cria.

Cultura é um fator de humanização. A cultura se utiliza de características, como a abstração, que caracterizam os elementos culturais só existentes na mente humana. Há também a cultura material, que caracterizam produtos culturais concretos como obras literárias. Essa última é mais forte que a cultura simbólica (abstração), que por sua vez, é extremamente frágil. A Cultura possui um mecanismo adaptativo, que é a capacidade de responder à mudança de hábitos; também possui um mecanismo cumulativo, que é a capacidade de transmitir as modificações culturais de uma geração a outra. Caso o homem abandone a evolução biológica pelo fato dela ser mais lenta que a evolução cultural, ele ficará totalmente dependente da cultura, o que é muito ruim, devido ao fato de a cultura ser muito frágil em alguns casos, como já foi citado. Kant disse que: " A produção em um ser racional da capacidade de escolher, os próprios fins em geral ( e portanto de ser livre) é a cultura. Por isso somente a cultura pode ser o fim último que a natureza tem razão de apresentar ao gênero humano" (Crít. Do juízo, §83)

Em minha opinião, acho que ele quis dizer que a cultura possibilita um ser a tomar suas decisões, sem poder ser facilmente manipulado por outros. Sem essa, ficamos vulneráveis à opinião dos outros, sem podermos nos expressar. Descartes um dia disse a famosa frase: " Penso, logo existo", mas pensar seria praticamente impossível sem ter um mínimo de cultura. Já Hegel disse que: " Um povo faz progressos em si, tem o seu desenvolvimento e o seu crepúsculo. O que, antes de mais nada, se encontra aqui é a categoria da cultura, da sua exageração e da sua degeneração: esta última é para um povo produto ou fonte da sua ruína." ( Phil. Der Geschichte, ed. Lasson, pág. 43)

Acho que ele quis dizer, que basicamente, a cultura é base para nosso desenvolvimento. Porém, este depende do nível de nossa cultura, o que pode gerar nossa destruição, por nós ou por outros. Basicamente, a alienação se deve por falta de cultura e meios que possibilitem a sociedade chegar a esta. Apesar do governo tentar criar um meio de a população se inteirar culturalmente, os valores da sociedade estão meio confusos. A sociedade basicamente se importa com coisa fúteis como novelas e fofocas. Se um dia fizermos uma enquete perguntando coisas sobre o Big Brother, a maior parte dos entrevistados saberão responder, mas se perguntarmos algo sobre literatura nacional, ou até sobre notícias que saíram no jornal, poucas saberão responder. Isso é uma situação deplorável que um país que visa chegar a um bom desenvolvimento não deveria passar.

Fonte da Charge:sleek.hitechlive.com.br/page/16/

Um comentário:

Filósofas em treinamento disse...

O blog de vocês está muito bom!
Está repleto de imagens, contém video e explicita o objetivo de vocês!

Achei muito legal a idéia de pegarem textos e interpretá-los, e ao mesmo tempo expôr suas opiniões!

Parabéns =D

Elisa (2ºBeta)

PS.:o Templete está muito bonito e chamativo! ;)