Templates da Lua

Créditos

Templates da Lua - templates para blogs
Essa página é hospedada no Blogger. A sua não é?

quinta-feira, 8 de maio de 2008

Ser Kitsch* Agora é Moda

Nossos rostos não aparecem nas capas de revista. Não nos reconhecemos no sotaque dos locutores de rádio, nem na lourice meiga dos atores de tevê. Nossa língua não freqüenta os livros, os palcos, os plenários. Somos constantemente treinados a acreditar que o conhecimento efetivo é aquele que se distancia da sabedoria popular.

Isso porque é difícil combinar diversidade com cultura de massa. Para priorizar a opinião - e o lucro - de poucos, é preciso estabelecer com os outros um status de dominação. A cultura, quando distribuída em ritmo industrial, vira uma versão empobrecida da realidade, dissemina estereótipos e carrega as relações sociais de desigualdade.

Se o povo não tem formação cultural satisfatória, não terá consciência crítica para combater e descartar o que se lhe apresenta, ou seja, será totalmente alienada à situação e sem ter uma barreira crítica irá ser levado com facilidade pelas promessas falsas que fazem por aí. A publicidade, matéria-prima da comunicação sensacionalista, produz estrelas que são sua base de faturamento, advindo do consumo desenfreado do sonho impresso e irreal em glamourosas páginas de revistas e tablóides.

Este tipo de publicidade é a polpa da apetitosa e suculenta indústria cultural... É a escravidão mental; a alienação conquistada pelos novas espécies mercantis, enfim, é o atual modelo de “boa vida”, que não leva em conta a qualidade de vida que todos nós devemos prezar para chegarmos na real “vida boa” e no sucesso que a propaganda fala hoje. Por trás dessa máscara de qualidade de vida há uma vida voltada só para um trabalho estressante para podermos consumir mais e mais.

Hoje em dias os nossos valores estão às avessas. E a ética, onde está? Aquela que que estabelece comportamento moral concreto e objetivo, que é sinônimo de tolerância, o princípio ético fundamental das sociedades modernas. Ela funciona como a lança de Aquiles – capaz de curar as feridas causadas por sua luta, uma luta em nome dos direitos humanos, da liberdade de pensamento, da igualdade de direitos, da dignidade social da vida.
A gravidade desse tema e a preocupação com as conseqüências que já acontecem e ainda acontecerão serão discutidas aqui no PHILOSOFA que está sempre aberto a opiniões e soluções.
A grande pergunta é: será que existe alguma forma de reverter esse quadro pessimista e alarmante, uma vez que já estamos tão acostumados com esse modo de vida?


* O Kitsch é uma arte falsa, de fácil compreensão, para mero entretenimento e reprodução de padrões já existentes.

8 comentários:

Naty Moraes disse...

Naty - 2º Beta
Oie gentii..
o blog de vcs esta mto bom..
adorei o nome (mto original) e o desenho feito pelo Guilherme!
Isso demonstra que vcs tentaram dinamizar o trabalho e nao se prenderam somente aos temas.!
Mto bom.. (MB) hsuahsuah
bjos

Raul e Marina Duarte disse...

Marina - 2º Beta


Olá Pessoal !
Bom, eu amei a estética do blog de vocês ! Foi muito bem feitO !
Amei os títulos.

Mas ficou um pouco confuso achar os temas, e discernir se o que vcs escreveram é a opinião de vcs ou da fonte de pesquisa.
Mas os temas estão bem claros.
São textos grandes, mas muito bem escritos.
Não achei tbm todas as definições dos filósofos...
"/

Eu gostei muito e achei muito criativo vcs terem colocado tbm um vídeo falando sobre qualidade de vida !

Parabéns pelo blog !
:D

Unknown disse...

Olá gentee!

Bom, eu estudo na ETEc de Mongaguá (Adolpho Berezin), e a Agnes me passou o blog de vocês, realmente ficou muito bom!
Faço ensino Médio (3M1) e Informática (3I2) nessa ETEc, e sei bem a dificuldade de deixar algo, como posso dizer "bonito e criativo" =P, haha
Ficou muito bom mesmo, parabéns!

Li o texto, e também ficou ótimo!
Parabéns para quem o escreveu!

Beijos, e tudo de bom (MB) :]

Thiago Alonso disse...

Thiago - 3º Alfa

Oi pessoas... Li o texto de vcs e axei super interessante mesmo...sem contar o desenho neh... um "luxo"

bom.. fazendo um comentario sobre ele, se nunca houve uma cultura individual, a massa não vai ter pelo que lutar ja que suas vidas passam a ser direcionadas por revistas, jornais ou tevê, o que de certa forma geraria o mecanismo de "trabalhar pra receber e gastar"

Tudo de bom pra vcs e boa sorte com o trabalho, se dependesse de mim ja é um MB!

Thulio José Michilini M. de Carvalho disse...

O blog está muito bom. É o que se espera de uma Escola do Centro Paula Souza: a formação de alunos críticos e capazes de se posicionar também fora da escola; o que foi feito aqui com excelência. A coisa é muito diferente no interior (também sou aluno do Centro).
Estava lendo os outros posts e parei no de alienação e, reparando nas referencias feitas a Marx, acabei confrontado o que foi dito com a idéia que tive quando li parte de sua obra - idéias lindas, mas impraticáveis.
Para mim, são impraticáveis; a disputa está impregnada do ser humano, o que para mim é uma indução inegável: o ser humano chegou ao estágio de evolução em que se encontra pela disputa (economica, militar, natural).
Gostaria de saber, segundo a opinião de vocês, se homem sem capitalismo chegaria onde ele está (culturalmente falando). Ele produziria mais, melhor (culturalmente falando), sem ser empurrado a isso pela necessidade de sobrevivência que o mundo impõe? - "ou você produz, trabalha, ou morre".
Podem me responder no meu blog: dinamicagastativa.blogspot.com

Mαri J. disse...

Nossa..
O blog tá mto bom..atrativo pra quem apenas vê.!E pra qm realmente tem algo mais na cabeça.. tem oootimo conteudo!!
Parabens a tds vcs!

~ O Desordeiro disse...

È realmente dificíl mudar quando o alvo da mudança não quer ser mudaro. Já diziam Os Mutantes: "Dizem que sou louco por pensar assim". E diziam bem, é só ir um pouco além da novelinha das oito e já é chamado de louco e derivados...

Luci Bonini disse...

Oi Pessoal
adorei o blog de vocês, sou professora de filosofia e acho a iniciativa muito boa, continuem...
Luci
http://lucibonini.blogspot.com
(sigam-me)