Templates da Lua

Créditos

Templates da Lua - templates para blogs
Essa página é hospedada no Blogger. A sua não é?

segunda-feira, 28 de abril de 2008

A importância da comunicação

Alienação - Parte I
Hoje em dia, estamos extremamente ligados aos meios de comunicação. Essa ligação entre o homem e as diversas formas, cada vez mais eficientes, de comunicação vêm sendo cada vez mais fortalecidas.

É muito comum passarmos horas do nosso dia em frente ao computador ou à televisão. É comum também, estarmos no trânsito e nos depararmos com enormes outdoors, panfletos entregues no sinal fechado...Todos esses meios, todas essas ações, foram formas encontradas para passar de um ser a outro uma determinada idéia, uma determinada informação.
Se não houvesse essa necessidade de transmitir ao outro nossos conhecimentos e idéias, praticamente todos os nossos conhecimentos adquiridos estariam perdidos ou talvez nunca encontrados. Quando se vive em grupo, é clara a necessidade de se partilhar informações e conhecimentos, para que estes sejam aprimorados ou adquiridos. A partilha de informações e a necessidade de aprimoração dos conhecimentos adquiridos são exercidas através da comunicação. Portanto, concluímos que a comunicação e suas diversas formas são extremamente importantes para o desenvolvimento de um grupo, em âmbitos sociais , físicos, científicos.

A comunicação tende a informar aquilo que alguém deseja passar à diante.Assim temos aquele que comunica (comunicador) e aquele que é o alvo do comunicador, chamado de receptor. A vontade de comunicar é também a vontade de veicular determinada informação, de modo que essa se torne uma idéia compartilhada ou gere a necessidade da discussão.
A informação pode ser diversa: desde a notícia sobre o assassinato de alguém; um comercial de um lançamento de uma sandália; a exposição de uma determinada idéia de alguém sobre algum assunto; até mesmo um capítulo inédito de uma novela. De certo, o teor da informação é o que nos atrai, mas também a forma como a mesma é passada é um fator agravante.
As formas de comunicação também podem ser diversas. Antes, na pré-história, quando o homem não tinha nem ao menos o conhecimento da fala houve então a necessidade dos gestos.Hoje, temos conhecimentos adquiridos sobre: a fala, a escrita, a escrita em Braille, a leitura, arte de comunicação visual, sonora, etc. São todas formas de se passar informações a fim de atingir o maior e mais diverso número de receptores.
Fonte de Imagem:www.deviantart.com

Nenhum comentário: