Templates da Lua

Créditos

Templates da Lua - templates para blogs
Essa página é hospedada no Blogger. A sua não é?

terça-feira, 29 de abril de 2008

Seres alienados? Onde?

Alienação -Parte II


A comunicação tornou-se algo indispensável para a sociedade. Exercemos a ação de comunicar e receptar informações diariamente, como modo de interagir com a sociedade. Através dessa interação, o homem adquiri os valores impostos pela sociedade. Esses valores mudam com o passar do tempo, e à medida que as necessidades e prioridades sociais mudam.
O que podemos dizer então sobre os valores sociais nos dias de hoje?
Após a primeira revolução industrial, o homem passou a ter uma estreita ligação com o comércio, com o fato de produzir algo e ser recompensado economicamente por isso. Quanto maior a produção, maior o capital arrecadado.
Mas para haver produção é necessário trabalho. O trabalho no mundo capitalista se tornou um valor indispensável para o acúmulo de riquezas, de modo que: o trabalho gera produção; produção gera produto; produto gera mercado e mercado gera capital.
Percebemos que a dinâmica envolvendo o ser humano e o trabalho é o interesse no capital.Podemos então concluir, que o capital gera status, que é almejado pelo homem.
O desejo pelo status, que nada mais é que o reconhecimento da sociedade em relação a um ser considerando-o “importante” ou um “destaque”, é tão feroz que o ser humano se torna escravo desse sentimento.
Atualmente, o homem é aquilo que ele tem. O produto se tornou mais importante que aquele que o produz, este (o produtor) considera o seu valor social aquilo que o pertence.O que é posse do individuo e que tem reconhecimento social faz ele possuidor de determinado status.
Um fato relevante é a questão de :como chegamos a este ponto?Onde o valor social não é mais dependente do nosso lado humano , não depende mais da nossa honra, apenas depende da nossa possibilidade de possuir coisas que são almejadas por todos.

Desenho: rafaelaemcaldas.files.wordpress.com

Nenhum comentário: