Templates da Lua

Créditos

Templates da Lua - templates para blogs
Essa página é hospedada no Blogger. A sua não é?

quarta-feira, 30 de abril de 2008

O que faz de uma coisa um objeto de desejo de grande parte da população?

Alienação -Parte III

"A propaganda é a alma do negócio"

Certamente, podemos responder esta pergunta olhando as propagandas em meios de comunicação. Hoje a necessidade de comprar, não tem a necessidade de estar ligada a nossa sobrevivência. A indústria e os meios produtores fazem a nossa necessidade. Citamos em outro post a indispensabilidade da comunicação para o ser humano, sendo esta extremamente importante para que o homem se desenvolva e mantenha relação com a sociedade. Assim os grandes responsáveis pelas produções industriais do mercado fazem desta necessidade humana uma arma para impor novos valores na sociedade, sempre visando status.
A comunicação se tornou uma arma para a indústria manipular o desejo de status da sociedade, para escoar sua produção gerando capital.


A idéia de que determinado produto pode trazer ao consumidor um reconhecimento em determinado grupo social, faz com que este compre o produto anunciado. A idéia é transmitida através dos meios de comunicação que exibem as propagandas.
Nas propagandas vemos que o marketing (divulgação) faz o produto. Assim lembramos da famosa frase: “a propaganda é a alma do negócio”. Dessa frase, é perceptível que o locutor teve a intenção de informar que não é necessário que um produto seja realmente bom e seja uma necessidade para a sobrevivência do ser , mas basta apenas que se divulgue que este produto é bom e importante para o ser ,de modo convincente.
A este ato de vender um sonho,uma idéia de status social ao consumidor (que não o tem) mas que poderá adquiri-lo através da posse de um objeto, podemos chamar de alienação.A alienação é ,na minha opinião, a manipulação dos valores sociais através da comunicação.Já que a comunicação é de importância universal e atinge a todos.Assim chegamos a uma intenção ainda maior desse ato de alienar as pessoas, essa intenção também é o fato de se querer padronizar a sociedade. Gerar em grandes grupos sociais os mesmos desejos de produtos e de sonhos realizados que esses produtos podem proporcionar.
Alienados? Por mais que tentemos ser críticos, por mais que vejamos a alienação como uma forma de dominação da classe menos favorecida , a dinâmica não é bem assim.Podemos nos achar seres não alienados, mas me digam o que seriam das famosas “modinhas” se não houvesse quem as aprovasse? O que seria da Nike se não houvesse pessoas que acreditam que por ter um tênis da marca podem ser tão bons quanto os famosos atletas que o anunciam?

De fato, se não fossemos de alguma forma dominados não teríamos os bens que temos hoje, e talvez eu possa ser mais ambiciosa em dizer que não teríamos os sonhos e desejos que almejamos hoje.
Você pode escolher se irá ligar ou não a televisão, o computador, o rádio...Você pode pegar ou não um panfleto comercial.Mas, você deixará de passar em uma rua porque lá há a presença de um outdoor?
A informação está em todos os cantos, todos os lugares e de todos os modos. É fato, não podemos fugir dela.Mas será que podemos escolher a qual tipo de informação teremos acesso?O que é a alienação , se não um modo de manipulação e padronização da sociedade através da veiculação de informações? Se não podemos fugir da informação, como fugiremos então de nos tornarmos seres alienados, sendo que vivemos em sociedade e a mesma tende a compartilhar as informações adquiridas?
Apenas pensemos e analisemos , se somos assim como muitos acreditam, seres extremamente críticos e longe de qualquer forma de manipulação.

Nenhum comentário: