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quarta-feira, 30 de abril de 2008

O que faz de uma coisa um objeto de desejo de grande parte da população?

Alienação -Parte III

"A propaganda é a alma do negócio"

Certamente, podemos responder esta pergunta olhando as propagandas em meios de comunicação. Hoje a necessidade de comprar, não tem a necessidade de estar ligada a nossa sobrevivência. A indústria e os meios produtores fazem a nossa necessidade. Citamos em outro post a indispensabilidade da comunicação para o ser humano, sendo esta extremamente importante para que o homem se desenvolva e mantenha relação com a sociedade. Assim os grandes responsáveis pelas produções industriais do mercado fazem desta necessidade humana uma arma para impor novos valores na sociedade, sempre visando status.
A comunicação se tornou uma arma para a indústria manipular o desejo de status da sociedade, para escoar sua produção gerando capital.


A idéia de que determinado produto pode trazer ao consumidor um reconhecimento em determinado grupo social, faz com que este compre o produto anunciado. A idéia é transmitida através dos meios de comunicação que exibem as propagandas.
Nas propagandas vemos que o marketing (divulgação) faz o produto. Assim lembramos da famosa frase: “a propaganda é a alma do negócio”. Dessa frase, é perceptível que o locutor teve a intenção de informar que não é necessário que um produto seja realmente bom e seja uma necessidade para a sobrevivência do ser , mas basta apenas que se divulgue que este produto é bom e importante para o ser ,de modo convincente.
A este ato de vender um sonho,uma idéia de status social ao consumidor (que não o tem) mas que poderá adquiri-lo através da posse de um objeto, podemos chamar de alienação.A alienação é ,na minha opinião, a manipulação dos valores sociais através da comunicação.Já que a comunicação é de importância universal e atinge a todos.Assim chegamos a uma intenção ainda maior desse ato de alienar as pessoas, essa intenção também é o fato de se querer padronizar a sociedade. Gerar em grandes grupos sociais os mesmos desejos de produtos e de sonhos realizados que esses produtos podem proporcionar.
Alienados? Por mais que tentemos ser críticos, por mais que vejamos a alienação como uma forma de dominação da classe menos favorecida , a dinâmica não é bem assim.Podemos nos achar seres não alienados, mas me digam o que seriam das famosas “modinhas” se não houvesse quem as aprovasse? O que seria da Nike se não houvesse pessoas que acreditam que por ter um tênis da marca podem ser tão bons quanto os famosos atletas que o anunciam?

De fato, se não fossemos de alguma forma dominados não teríamos os bens que temos hoje, e talvez eu possa ser mais ambiciosa em dizer que não teríamos os sonhos e desejos que almejamos hoje.
Você pode escolher se irá ligar ou não a televisão, o computador, o rádio...Você pode pegar ou não um panfleto comercial.Mas, você deixará de passar em uma rua porque lá há a presença de um outdoor?
A informação está em todos os cantos, todos os lugares e de todos os modos. É fato, não podemos fugir dela.Mas será que podemos escolher a qual tipo de informação teremos acesso?O que é a alienação , se não um modo de manipulação e padronização da sociedade através da veiculação de informações? Se não podemos fugir da informação, como fugiremos então de nos tornarmos seres alienados, sendo que vivemos em sociedade e a mesma tende a compartilhar as informações adquiridas?
Apenas pensemos e analisemos , se somos assim como muitos acreditam, seres extremamente críticos e longe de qualquer forma de manipulação.

terça-feira, 29 de abril de 2008

Seres alienados? Onde?

Alienação -Parte II


A comunicação tornou-se algo indispensável para a sociedade. Exercemos a ação de comunicar e receptar informações diariamente, como modo de interagir com a sociedade. Através dessa interação, o homem adquiri os valores impostos pela sociedade. Esses valores mudam com o passar do tempo, e à medida que as necessidades e prioridades sociais mudam.
O que podemos dizer então sobre os valores sociais nos dias de hoje?
Após a primeira revolução industrial, o homem passou a ter uma estreita ligação com o comércio, com o fato de produzir algo e ser recompensado economicamente por isso. Quanto maior a produção, maior o capital arrecadado.
Mas para haver produção é necessário trabalho. O trabalho no mundo capitalista se tornou um valor indispensável para o acúmulo de riquezas, de modo que: o trabalho gera produção; produção gera produto; produto gera mercado e mercado gera capital.
Percebemos que a dinâmica envolvendo o ser humano e o trabalho é o interesse no capital.Podemos então concluir, que o capital gera status, que é almejado pelo homem.
O desejo pelo status, que nada mais é que o reconhecimento da sociedade em relação a um ser considerando-o “importante” ou um “destaque”, é tão feroz que o ser humano se torna escravo desse sentimento.
Atualmente, o homem é aquilo que ele tem. O produto se tornou mais importante que aquele que o produz, este (o produtor) considera o seu valor social aquilo que o pertence.O que é posse do individuo e que tem reconhecimento social faz ele possuidor de determinado status.
Um fato relevante é a questão de :como chegamos a este ponto?Onde o valor social não é mais dependente do nosso lado humano , não depende mais da nossa honra, apenas depende da nossa possibilidade de possuir coisas que são almejadas por todos.

Desenho: rafaelaemcaldas.files.wordpress.com

segunda-feira, 28 de abril de 2008

A importância da comunicação

Alienação - Parte I
Hoje em dia, estamos extremamente ligados aos meios de comunicação. Essa ligação entre o homem e as diversas formas, cada vez mais eficientes, de comunicação vêm sendo cada vez mais fortalecidas.

É muito comum passarmos horas do nosso dia em frente ao computador ou à televisão. É comum também, estarmos no trânsito e nos depararmos com enormes outdoors, panfletos entregues no sinal fechado...Todos esses meios, todas essas ações, foram formas encontradas para passar de um ser a outro uma determinada idéia, uma determinada informação.
Se não houvesse essa necessidade de transmitir ao outro nossos conhecimentos e idéias, praticamente todos os nossos conhecimentos adquiridos estariam perdidos ou talvez nunca encontrados. Quando se vive em grupo, é clara a necessidade de se partilhar informações e conhecimentos, para que estes sejam aprimorados ou adquiridos. A partilha de informações e a necessidade de aprimoração dos conhecimentos adquiridos são exercidas através da comunicação. Portanto, concluímos que a comunicação e suas diversas formas são extremamente importantes para o desenvolvimento de um grupo, em âmbitos sociais , físicos, científicos.

A comunicação tende a informar aquilo que alguém deseja passar à diante.Assim temos aquele que comunica (comunicador) e aquele que é o alvo do comunicador, chamado de receptor. A vontade de comunicar é também a vontade de veicular determinada informação, de modo que essa se torne uma idéia compartilhada ou gere a necessidade da discussão.
A informação pode ser diversa: desde a notícia sobre o assassinato de alguém; um comercial de um lançamento de uma sandália; a exposição de uma determinada idéia de alguém sobre algum assunto; até mesmo um capítulo inédito de uma novela. De certo, o teor da informação é o que nos atrai, mas também a forma como a mesma é passada é um fator agravante.
As formas de comunicação também podem ser diversas. Antes, na pré-história, quando o homem não tinha nem ao menos o conhecimento da fala houve então a necessidade dos gestos.Hoje, temos conhecimentos adquiridos sobre: a fala, a escrita, a escrita em Braille, a leitura, arte de comunicação visual, sonora, etc. São todas formas de se passar informações a fim de atingir o maior e mais diverso número de receptores.
Fonte de Imagem:www.deviantart.com

domingo, 27 de abril de 2008

Comprar, comprar e comprar!Compre Já!


Hino ao Consumismo
Enviado por Vítor em 04/10/2006 13:15:08
Aproveite esta oportunidade única
encomende já
tudo o que sempre desejou
por este fantástico preço
e ainda lhe oferecemos um lugar no céu
se ligar na próxima meia hora
compre já, compre, compre, compre, compre
não sente vontade de comprar
ligue, esperamos toda a nossa vida pelo seu telefonema
compre agora e pague depois
não tem dinheiro não faz mal
tem é que comprar
não fique aí especado a olhar
compre… vai ficar aí sem fazer nada
não se sente mal
você tem o telefone para quê
se for preciso vamos aí marcar-lhe o número
até falamos por si
não quer ser feliz
você tem que ser feliz
ligue e vai ver
garantimos-lhe que ficará feliz e satisfeito
compre, caralho
compre um deus, uma fé, um cérebro
temos tudo o que necessita
o seu vizinho já tem
a sua mãe também
todo o mundo já tem, exceto você
só falta você
uma oportunidade única na vida
ligue, você é tão estúpido que nem consegue marcar o número
guerra, fome, pobreza, doença
quem quer saber disso
pense em si por uma vez na vida
satisfaça os seus desejos e os seus sonhos
também lhe vendemos sonhos, se necessário
acredite em si
exija mais para si e para a sua família
olhe para a nossa felicidade, não quer uma igual
oferecemos-lhe os portes
até pode ficar com o moço das entregas
tudo oferta, por este incrível preço
deduza no IRS
você escolhe o quê e como nós escolhemos quando
você manda
você já é o maior, apenas se falta comprar isto
o seu vizinho disse-lhe, no café, que isto não presta
você não vê que é inveja
compre, se não ficar satisfeito devolvemos-lhe a sua vida
não quer emagrecer já está magro não faz mal, emagreça ainda mais
mais do que toda a gente
não precisa mesmo de nada para si
compre para oferecer
faça alguém feliz
sinta-se boa pessoa
não me diga que é egoísta ao ponto de não oferecer nada a ninguém
ofereça à sua namorada, não tem namorada nós vendemos-lhe uma
a mulher dos seus sonhos, por esta módica quantia
garantia vitalícia
se ligar na próxima meia hora oferecemos-lhe um fantástico filho
tudo pelo mesmo preço
não quer mesmo comprar nada
vendemos-lhe a vontade de comprar se necessário
não quer mesmo de certeza
então vá-se ferrar!

sábado, 26 de abril de 2008

Ser ou ter? Eis a nova questão

Consumismo-Parte II
O sistema capitalista implantou em nosso subconsciente a obrigação de trabalharmos para consumirmos cada vez mais e de forma supérflua. As grandes mídias, contratadas por grandes corporações, veiculam propagandas sedutoras, e nos prometem que, consumindo determinado produto, alcançaremos, inevitavelmente, felicidade, saúde, paz, bem-estar, poder, sucesso, prestígio.

Elas apostam no comportamento de compra desenfreada, da compra por impulso, do consumo sem reflexão. Esta é uma realidade do mundo atual, diferente do passado, quando os jovens eram mais engajados e a sociedade também vivia um panorama distinto."Esta idéia de consumo faz parte de um mercado fast-food, onde tudo tem que ser feito e rapidamente.

Nós temos que parar de tentar viver no estúpido estilo de vida que os norte americanos impuseram.Nós somos desde crianças programados para agirmos de uma forma robotizada e sistemática valorizando o que não tem nenhum valor.Criaram um mundo onde tudo é descartável, até mesmo as pessoas,nós sempre podemos substituí-las.É necessário, já que não podemos mudar de mundo, antes de fazer milhares de comprar compulsivamente, parar, refletir e observar quanta coisa existe de que você não precisa para ser feliz!!

sexta-feira, 25 de abril de 2008

O Manto da ilusão


Consumismo-Parte I

A economia de mercado, centrada no lucro e não nos direitos da população, nos submete ao consumo de símbolos. O valor simbólico da mercadoria figura acima de sua utilidade (o valor que cada um possui aos olhos do outro é o valor de seus respectivos bens). “Portanto, em si o homem não tem valor.” O capitalismo de tal modo nos desumaniza, já não somos apenas consumidores, somos também consumidos. As mercadorias que me revestem e os bens simbólicos que me cercam é que determinam meu valor social. Desprovido deles, perco o valor sou condenado ao mundo da exclusão.

Somos consumidos pelas mercadorias na medida em que essa cultura nos faz acreditar que delas emana uma energia que nos cobre como um bendito manto, o de que pertencemos ao mundo dos eleitos, dos ricos, do poder. Pois a avassaladora indústria do consumismo imprime isso como um privilégio, o sentimento de exclusão causa frustração, depressão e infelicidade. Não importa que a pessoa seja imbecil. Revestida de objetos
cobiçados ela se torna o ser perfeito.
A sociedade de consumo em que vivemos está deteriorando a vida neste planeta. As empresas querem produzir cada vez mais, e, com isso, muitas vezes, reduzem de forma irreversível a disponibilidade de recursos naturais não-renováveis (petróleo, gás natural e carvão mineral), como também poluem de forma desastrosa. A produção de lixo, que nem sempre é reciclável ou reutilizável, é cada vez maior.

quinta-feira, 24 de abril de 2008

Vamos Padronizar o Mundo! [?]

Globalização - Segundo Kant ( o Filósofo )

Nenhum sistema político é eterno
Nenhum é totalmente justo... é efemêro

A cada dia que passa estamos mais longe
do capitalismo consumismo e imperialismo
cada dia que passa estamos mais longe
da desigualdade fome e tristeza
a cada dia que passa estamos mais perto
doutra coisa melhor de certeza
o capitalismo incita destrutivismo
o culto ao dinheiro poder fama e egoísmo
culto à porcaria ou festas de civismo
à corrupção para ter sucesso e dinamismo
campanhas de solidariedade para ter mediatismo
culto à ignorância para ter o monopolismo
que é dado pelos media com o todo cinismo
Agora expliquem-me como é que
no meio de tanta pluralidade de tanta cultura
de tanta identidade de tanta amargura
de tanta diferença econômica de tanta diferença metódica
no meio de tanta e principalmente diferença social
querem globalizar tudo a uma escala Mundial?
Com globalização os países não se ajudam
aproximam-se para sugar e ver quanto facturam
A globalização é uma desunião disfarçada de união
onde somente o mais forte ganha vantagem
e o mais fraco é simplesmente deixado na margem
obrigando a ter falta de originalidade
fazer tudo o que o mais forte faz e sem capacidade
para pensar e agir em conformidade
com os seus interesses e do seu povo
que é sujeito a importar tudo o que é internacional
esquecendo se que o melhor e mais seguro é NACIONAL
perde-se assim autenticidade e patriotismo
ganha se falta de capacidade de pensar e consumismo
A globalização tem sido um avanço!
assim é nos apresentada
se um avanço e sermos todos iguais quero um recuo
e se não vier um recuo eu não vou ser mais um recluso
desta globalização que tem eliminado línguas
massacrado culturas atrasando a verdadeira meta
imposto uma única visão do mundo como correcta
Será que vou andar na rua e ver
pessoas a lutar para sobreviver
vitimas deste sistema que não tolera diferença
gera pobreza, massificaçao e alienação
ao império que nos leva à destruição

Fonte do poema: http://kantt.blogspot.com/2005/04/globalizao.html